regresso

Regresso ao "Debaixo dos Arcos"
Este espaço pretende apenas apresentar publicamente uma visão sobre o futebol (com outras modalidades à mistura), de forma desapaixonada, independentemente da(s) cor(es) clubística(s). Sem qualquer pretensão oficiosa ou oficial. E que conta com a preciosa colaboração da Mi Gonçalves.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Em tempo de descanso...

Hoje é dia de descanso na Volta.
Mas a etapa de ontem ficou marcada pelo regresso da camisola amarela a Sérgio Ribeiro da Barbot (com oito segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Hernâni Brôco), numa etapa curta mas dura, que ligou Oliveira do Hospital a Viseu, novamente ganha em pelotão e ao sprint.
Aliás este é um dado curioso. Desde a primeira etapa, que ligou Trofa a Oliveira do Bairro, muito cedo se verificam fugas (logo aos primeiros dez quilómetros) que chegam a ter entre cinco a seis minutos de vantagem, em grupos mais ou menos numerosos, mas que se têm revelado totalmente ineficazes (do ponto de vista de impacto desportivo) já que têm sido todas anuladas com o aproximar das metas finais.
Mais rápido que todos foi o jovem ciclista italiano da Farnese Vini/Neri que foi o primeiro a cortar a meta em Viseu, com o tempo de 03:44:02, com Sérgio Ribeiro a ser o segundo classificado com o mesmo tempo do vencedor (e também com o mesmo de Hernâni Brôco que perdeu a amarela por uma questão de bonificações e décimas de segundo).
No final da etapa (a mais curta da volta, apenas com 150,3 km) houve ainda tempo para que os comissários fossem chamados a pronunciarem-se sobre uma reclamação da equipa da LA-Antarte no sprint final. Em causa, segundo o director desportivo da LA-Antarte, Mário Rocha,está um eventual comportamento irregular, no sprint final, do ciclista Filipe Cardoso (Barbot-Efapel)em prejuízo do ciclista da LA, Bruno Sancho. No entanto, o colégio dos comissários entendeu não ter existido qualquer irregularidade nas trajectórias dos ciclistas no sprint final em Viseu.
Quando se chega a metade da 73ª edição da Volta a Portugal há a registar, até à data, a supremacia dos ciclistas nacionais, com as equipas da Barbot (camisola amarela e duas vitórias em etapas) e da LA (apesar de ter perdido o primeiro camisola amarela da volta, Hugo Sabido, por virose) a dominarem a prova (com a equipa algarvia do Tavira "à espreita", mas com a decepção da Onda/Boavista com João Cabreira muito longe das expectativas iniciais) 
Amanhã é a vez da etapa mais longa (e também dura) - Aveiro / Castelo Branco (de novo a "raspar" a Serra da Estrela), num total de 215, 9 km, com duas metas volante e dois prémios de montanha. A partida está marcada para as 12:30 horas (junto ao Centro de Congressos) e é a altura para os favoritos à conquista da 73ª Volta se posicionarem e se "mostrarem" nesta Volta. Até porque é a etapa que antecede o contra-relógio final (Sabugal - Guarda) antes da etapa raínha com a dura subida à Torre.
Com o baixo rendimento da equipa do Boavista, restam os favoritos dos outros três emblemas nacionais: A LA-Antarte perdeu Edgar Pinto e Hugo Sabido mas mantém Hernâni Broco; a formação do Tavira tem Ricardo Mestre, André Cardoso ou Nelson Vitorino; e a equipa da camisola amarela (que colectivamente tem estado muito forte) tem a defesa de Sérgio Ribeiro e o favoritismo de Rui Sousa.
Classificações da quinta etapa
Individual
1. Andrea Guardini, Farnese Vini/Neri - 03:44:02
2. Sérgio Ribeiro, Barbot/Efapel – com mesmo tempo (03:44:02)
3. Benjamim Giraud, Velo Club la Pomme Marseille – com mesmo tempo (03:44:02)
Equipas
1. Chipotle Development Team - 11:12:06
2. Barbot/Efapel - 11:12:06
3. Itera/Katusha - 11:12:06
Pontos
1. Andrea Guardini, Farnese Vini/Neri - 25 pts
2. Sérgio Ribeiro, Barbot/Efapel – 20 pts
3. Benjamim Giraud, Velo Club la Pomme Marseille – 16 pts

Classificações Gerais
Geral Individual
1. Hernâni Brôco, LA/Antarte - 22:03:52
2. Sérgio Ribeiro, Barbot/Efapel - a 00:00:08
3. Ricardo Mestre, Tavira/Prio - a 00:00:24
Geral por Equipas
1. PRT Tavira/Prio - 66:13:08
2. LAR LA/Antarte - 66:13:58
3. BEF Barbot/Efapel - 66:14:00
Geral por Pontos (camisola Branca)
1. Sérgio Ribeiro, Barbot/Efapel – 93 pts
2. Francesco Gavazzi, Lampre/ISD – 56 pts
3. Hernâni Brôco, LA/Antarte - 43 pts
Geral da Montanha (camisola Azul)
1. Fabricio Ferrari, Caja Rural – 27 pts
2. Hernâni Brôco, LA/Antarte – 19 pts
3. André Cardoso, Tavira/Prio – 15 pts
Geral Juventude (camisola Laranja)
1. Bravo Garikoitz, Caja Rural - 22:05:07
2. Bruno Silva, LA/Antarte - 22:05:30
3. Alfredo Balloni, Lampre/ISD - 22:08:32

Sem comentários: