regresso

Regresso ao "Debaixo dos Arcos"
Este espaço pretende apenas apresentar publicamente uma visão sobre o futebol (com outras modalidades à mistura), de forma desapaixonada, independentemente da(s) cor(es) clubística(s). Sem qualquer pretensão oficiosa ou oficial. E que conta com a preciosa colaboração da Mi Gonçalves.

sábado, 6 de agosto de 2011

Os Clubes e a Informação



Desde a semana passada que o canal de televisão “Porto Canal”, disponível no serviço cabo, que o F.C. Porto tem “assento” na gestão deste órgão de comunicação.
Mas há uma diferença substancial para com o canal de televisão do clube da Luz. É que o “Porto Canal”, tendo a preocupação informativa de “olhar” para o clube portista (e este olhar significa a promoção da actividade e da identidade da Instituição, para além do futebol profissional, as outras modalidades e o clube como entidade), não vai deixar de ser um canal generalista marcado pela visão do e sobre o norte. Aliás, este sentimento regionalista esteve sempre presente na gestão de Pinto da Costa à frente do clube.
E este factor tem uma relevância significativa para manter a credibilidade do trabalho informativo do “Porto Canal” e permitir que o canal tenha uma outra dimensão.
Não deixa de ser outro factor importante mencionar que esta opção de investimento enquadra-se numa estratégia igualmente comercial e marketing visando a promoção e a valorização da marca FCPorto.
Marca esta que estará, para já, bem patente em dois programas específicos: “Somos Porto” e “Flash Porto”.
O “contra” deste tipo de realidades na área da comunicação social prende-se com o sentido de isenção e rigor jornalístico.
Por isso, e não menos importante, espera-se que o sentido/rigor informativo e a promoção da região norte de Portugal possa ultrapassar os erros verificados com o canal da “concorrência” no que respeita a fanatismos, bairrismos e falta de bom-senso.
Aguardemos…

Sem comentários: