regresso

Regresso ao "Debaixo dos Arcos"
Este espaço pretende apenas apresentar publicamente uma visão sobre o futebol (com outras modalidades à mistura), de forma desapaixonada, independentemente da(s) cor(es) clubística(s). Sem qualquer pretensão oficiosa ou oficial. E que conta com a preciosa colaboração da Mi Gonçalves.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vítor, explicas-me?

Menosprezar o adversário dá sempre mau resultado. Foi isso que aconteceu ontem com a equipa o FC Porto, excesso de confiança, garantia de vitória (praticamente) certa só pelo nome do adversário? Não sei! Mas, muito sinceramente, gostaria de saber.
Hulk e Álvaro postos de parte logo na convocatória, poupanças, será?
Estreia de Mangala a titular no centro da defesa ao lado de Rolando, um meio campo sem um trinco, lá na frente sem Hulk.
Equipa sonolenta, sem vontade, falta de motivação, acomodação? Pensam que as vitórias estão garantidas só pelo emblema que levam junto ao peito? Não, as coisas não funcionam assim, é preciso esforço, ambição, paixão… e, isso, a nossa equipa não teve no jogo de ontem frente ao Feirense que, diga-se, fez um belo jogo. Vítor Pereira acomodou-se, menosprezou o adversário e foi essa a mensagem transmitida para dentro de campo, apenas e só!
Quem tira o ponta-de-lança ao intervalo com o jogo empatado a zero e coloca mais um extremo ficando, assim, sem avançado centro só pode ter a certeza que a vitória está garantida. Eu pergunto: ter um avançado no banco e enches a equipa de médios e extremos? A mobilidade não ganha jogos e, contra equipas bem organizadas como o Feirense, é preciso fazer pela vida. Na minha óptica foram erros de principiante. Não te desculpes com a falta de sorte de duas bolas aos postes, contra o Setúbal foram três e ganhámos, contra o Shakhtar novamente três e ganhámos. Faltou convicção e vontade. A sorte não se tem, procura-se!
Vítor Pereira, espero que te sirva de lição, a ti e toda a equipa! Os jogos não estão ganhos só “porque sim”!
Nota final para o Feirense, apresentou-se muito bem, organizado, melhor que muitos que por aí andam. E não, o FC Porto não perdeu dois pontos, da maneira como correu o jogo ganhou um!

P.S.: James, James, que foste tu fazer? Nervosinho o miúdo! Nem o desespero pelos três pontos justifica tal atitude. Foste expulso, e muito bem!

3 comentários:

Unknown disse...

Não sei o motivo de Hulk e Alvaro terem ficado de fora da convocatória, mas tanto um como outro têm muita carga de jogos em cima e o uruguaio nem pré-época fez, portanto é provável que necessitem de descansar mais um pouco que o normal, poderiam é não descansar ao mesmo tempo. Até o Messi fica de fora alguns jogos, devido à excessiva carga.

Depois, quanto ao jogo, a questão do trinco é clara. Decidiu recuar um pouco João Moutinho para um sítio onde ele não dá à equipa aquilo que pode dar e depois colocou Mangala, na estreia, numa posição desconfortável: fez o francês jogar a central, mas com uma ajuda no meio-campo mais defensivo, num papel do típico trinco. Foi, claramente, um erro.

Sinceramente não me parece que o Vítor Pereira desse a vitória por garantida. Acho que em primeiro lugar não esperava um jogo tão bom por parte do Feirense, que mesmo sendo uma equipa bem organizada, lutadora e com talento tinha ido perder à Luz. Em segundo lugar, Vítor Pereira leu mal o jogo, isso sim. Viu o Feirense a jogar daquela forma e pensou o seguinte: "eles estão bem, sim senhor, mas daqui a 15 minutos eles dão o estouro e nós marcamos o 1º e resolvemos isto facilmente". Bem, isso não aconteceu e o VP demorou a aperceber-se (?) disso, para além daquela substituição que não lembra ao diabo. A ideia de inspirar-se no Barça, que joga sem um '9' é boa, mas forçar isso com Varela e Cristian/Djalma não é nada inteligente. Perdeu 2 pontos, ou ganhou 1, dependendo da perspectiva, mas não me pareceu uma catástrofe tão grande. Sexta-feira há prova de fogo no dragão e espero que o VP deixe de inventar e ponha aquela equipa a jogar normalmente e jogar normalmente, para o FCP, é jogar bem.

Mais um excelente texto, Mi ;)

Igor disse...

Mi a Presidente do FCP!!!!

Fábio Lima disse...

Menosprezou claramente o Feirense e só por isso "merecia" a derrota. O Vítor Pereira ainda vai colhendo os frutos daquilo que o AVB fez com a equipa do ano passado. E já se viu que quando tenta dar um cunho pessoal na equipa a coisa corre mal. A questão do meio campo sem trincos nem se questiona, visto o VP estar claramente a trabalhar a equipa para jogar nesses moldes. Pessoalmente gosto da ideia de jogar assim, mas...

Menos compreensível é tirar o avançado e colocar o extremo, faltou ali um pouquinho de ambição e "vontade de ganhar".

O que me faz mais confusão é o VP ter resolvido "brincar" a pouco menos de uma semana do primeiro clássico. Parece-me imprudente e revela falta capacidade de gestão. Veremos se este não é o início de uma série complicada...

Quanto ao James, o poderio atual do FC Porto passa de 100% para 60% com a saída do colombiano. Para mim é claramente o jogador em foco neste FCP, muito mais que o Hulk. Mas todos sabemos que o Incrível gosta sempre de "destruir" as defensivas dos encarnados.