regresso

Regresso ao "Debaixo dos Arcos"
Este espaço pretende apenas apresentar publicamente uma visão sobre o futebol (com outras modalidades à mistura), de forma desapaixonada, independentemente da(s) cor(es) clubística(s). Sem qualquer pretensão oficiosa ou oficial. E que conta com a preciosa colaboração da Mi Gonçalves.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Uns míseros quatro pontos...

Quatro pontos (em dois jogos) é o que separa Portugal da qualificação para a fase final do Euro 2012, que se realiza na Polónia e na Ucrânia (organização conjunta), entre 8 de Junho e 1 de Julho de 2012. O jogo inaugural vai ser realizado em Varsóvia (Polónia) no dia 8 de Junho, e a final em Kiev (Ucrânia) no dia 1 de Julho.
Portugal joga hoje mais uma cartada decisiva para assegurar o lugar entre as 16 selecções que estarão na fase seguinte da prova, com o 14º troféu como objectivo.
A selecção nacional encontra-se em primeiro lugar do grupo H, com os mesmo pontos da Dinamarca e da Noruega (esta com mais um jogo), e está proíbida de perder qualquer ponto no encontro que irádisputar hoje, no Estádio do Dragão, frente à Islândia.
Uma vitória no jogo de hoje deixa Portugal apenas a um ponto da qualificação, aliviando alguma pressão para o último embate frente à selecção dinamarquesa, na Dinamarca.

Como é "tradição" são complicadas as contas do apuramento, mesmo contando com o facto de Portugal se encontrar em primeiro lugar do Grupo H.
Para um apuramento directo Portugal necessita de conquistar 4 pontos que podem ser traduzidos: num vitória e um empate; em duas vitórias; ou, mesmo perdendo hoje com a Finlândia, numa vitória no último jogo frente à Dinamarca.
Por outro lado, embora mais complexo, o apuramento pode fazer-se pela conquista da melhor segunda classificação desta fase do apuramento. Seguindo o regulamento da 14ª prova eurpeia de selecções, para a fase final, para além dos vencedores de cada grupo, qualifica-se directamente o melhor segundo classificado, posição que Portugal pode conseguir se vencer, hoje, a Islândia.
No entanto, ainda é possível várias selecções alcançarem o melhor segundo lugar e complicar o apuramento da selecção das quinas. A Suécia parece ser a selecção mais bem posicionada para colocar em risco a passagem de Portugal (caso os portugueses consigam 16 pontos). Os suecos somam 12 pontos no Grupo E e podem alcançar 18 pontos (ganhando na Finlândia e à Holanda).
Nos restantes grupos, há apenas três selecções que podem somar, no máximo, 17 pontos e desqualificar Portugal: Turquia, Rússia e Inglaterra.

Para o jogo de hoje e dia 11 na Dinamarca, paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

Guarda-redes: Eduardo (Benfica), Rui Patrício (Sporting) e Beto (Cluj/Roménia)
Defesas: Sílvio (Atlético de Madrid), Eliseu (Málaga),  Bruno Alves (Zenit), Rolando (Porto), Ricardo Costa (Valência),  Sereno (Colónia) e João Pereira (Sporting)
Médios: Raul Meireles (Chelsea), João Moutinho (Porto),  Carlos Martins (Granada), Miguel Veloso (Génova), Paulo  Machado (Toulouse), Ruben Amorim (Benfica) e Ruben Micael (Saragoça)
Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Manchester United), Quaresma (Besiktas), Hélder  Postiga (Saragoça) e Nuno Gomes (Braga)

Sem comentários: