regresso

Regresso ao "Debaixo dos Arcos"
Este espaço pretende apenas apresentar publicamente uma visão sobre o futebol (com outras modalidades à mistura), de forma desapaixonada, independentemente da(s) cor(es) clubística(s). Sem qualquer pretensão oficiosa ou oficial. E que conta com a preciosa colaboração da Mi Gonçalves.

sábado, 3 de março de 2012

Obrigada!


Como tem sido hábito esta época, não acreditava que fossem capazes. Mas a partir do momento em que tocaram pela primeira vez na bola, acreditei, acreditei como nunca o tinha feito esta época! Tanto que até o benfiquista que estava ao meu lado sentiu que podia perder.
Garra, atitude, raça, união, paixão, vontade, querer e a pontinha de sorte que também nos tem faltado em alguns jogos. Mostraram que estão vivos, que são capazes e que, quando querem, sabem jogar à bola ao invés de fazer de conta que sabem.
Sou sincera, o onze inicial não me agradou, Djalma não tem andamento para isto, nem ontem, nem hoje. É um facto. Pensei que ontem íamos ter um lateral direito que não fosse um central adaptado, mas não, lá estava Maicon que, é preciso dizê-lo, tem vindo a melhorar no que toca a defender, mas a atacar… bem, bolas paradas e já é bom!
Vi o Hulk correr, pressionar, passar, tabelar e marcar! Aos 8’ já o placar mostrava 1-0 a nosso favor. Grande golo! Até aos 20’ o jogo foi nosso, enquanto o Lucho pressionou a saída de bola do SLB dominámos o jogo. Quando, na primeira parte, El Comandante não teve pernas para mais, perdemos o controlo, o nosso meio campo deixou de funcionar. Ainda me pergunto como pode o Jorge Jesus achar que o argentino não acrescenta nada ao nosso futebol… enfim.
Mesmo em cima do apito para o intervalo Cardozo empatou o jogo para o SLB. Um lance com alguns ressaltos. “Parecia uma jogada de matraquilhos”, diz-me um meu padrinho. Sorte à mistura, é verdade, mas aceitava-se.
Pedro Proença apita para o final da primeira parte e vem o meu receio, depois do intervalo o FC Porto volta sempre pior. Parece que o intervalo lhes faz mal.
E, 2’ depois do intervalo, pumba (!), golo do SLB, Cardozo bisa e vira o resultado. Confirmava-se o meu receio. Pensei que íamos cair ali, mas não, aguentaram-se até à entrada do nosso menino de ouro, James, que chegara a Lisboa horas antes do jogo. Sai Rolando, entra James e desfaço-me em insultos ao Vítor Pereira. É feio, mas é mesmo assim. A verdade é que resultou. O Djalma consegue fazer mais adaptado a lateral do que a extremo e James, este menino colombiano que muito joga e faz jogar, num contra-ataque, a passe de Fernando (que jogo!), faz o 2-2. Empate no marcador. Até que a 3’ dos 90’, Maicon, lá nas alturas e na sequência dum livre faz o 3-2 a nosso favor. Mal na fotografia ficam Artur, que saída desastrosa, e o auxiliar de Pedro Proença que não viu o fora-de-jogo do central do FC Porto. Estava feito!
Ganhámos! Ganhámos! Disse eu ao benfiquista que ia insultando o Jorge Jesus. É mesmo assim. Sofremos, sofremos muito. Sofri tanto, mas tanto. Mas, no final, vale sempre a pena. Quando mais precisamos de ti nunca nos falhas, não é Porto? É sim senhor, quando estás prestes a cair arranjas um último fôlego e lá vais tu mostrar toda a tua força. Somos diferentes.
Obrigada por correrem, por tornarem a liderança isolada possível, por lutarem até ao fim, por acreditarem… Obrigada por tudo, até por todos os aziados com que levei hoje. Que podiam questionar as escolhas do seu treinador, mas não, preferem acreditar nas histórias que lhes vendem. Perderam porque são incompetentes. Estão em 2º lugar porque não souberam conservar uma vantagem de 5 pontos. Têm uma equipa de rotos porque o vosso treinador, apesar de ter bons suplentes, não roda a equipa, joga sempre com os mesmos.
Pois é, meus amigos, aguentem-se! Eu tenho o Vítor Pereira e também me aguento. Siga.
P.S.: Ontem, o Janko não fez uma jogada minimamente decente, se ganhou um lance nas alturas eu não vi. Foi uma nódoa. (Não contando para aqui aquele lance cómico com Maxi Pereira.)

Sem comentários: