regresso

Regresso ao "Debaixo dos Arcos"
Este espaço pretende apenas apresentar publicamente uma visão sobre o futebol (com outras modalidades à mistura), de forma desapaixonada, independentemente da(s) cor(es) clubística(s). Sem qualquer pretensão oficiosa ou oficial. E que conta com a preciosa colaboração da Mi Gonçalves.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Europeu das influências...

A maioria do desporto profissional e de alta competição, concreta e nomeadamente os mais mediáticos e influentes como é o caso do futebol, é um meio ("mundo") muito particular e que não se confina apenas às 4 linhas.
São as pressões económicas, o peso institucional, o conflito entre sectores específicos (como a arbitragem, por exemplo), os interesses dos investidores e dos investimentos, os impactos nas receitas, o mediatismo.
E são igualmente as preferências e as empatias (ou antipatias e animosidades, o chauvinismo) com determinadas selecções/equipas (e países)  por parte de instituições e seus dirigentes.
Se para Portugal estar neste Euro2012, num chamado "grupo de morte", onde figuram as duas selecções apontadas como finalistas (Alemanha e Holanda), se o descrédito nacional em relação às suas capacidades desportivas e competitivas já é, em si, uma evidente pressão e descredibilização, a verdade é que há mais dois factores que podem condicionar a prestação da selecção nacional nesta primeira fase do Euro2012:
- a UEFA revê, às portas do arranque da competição, o ranking e coloca Portugal atrás da própria Dinamarca tida como o "elo mais fraco" (teoricamente) deste grupo B.
- face às apostas e expectativas que se geraram em torno deste Euro2012, aos desejos já tornados públicos, não é, de todo, inocente a nomeação de um árbitro francês (obrigado sr. Platini) para dirigir o encontro Alemanha vs Portugal, sendo a Alemanha uma das selecções favoritas (e desejadas) para a conquista do Euro2012.

Digam o que disserem, não se trata de encontrar qualquer tipo de desculpas ou justificação para uma eventual má prestação nacional, a verdade é que o Euro2012 joga-se, e muito, fora das quatro linhas.
Também há um outro "Euro2012" que é jogado no confronto competição vs influências/pressões. Resta saber quem o vencerá.

Sábado, a selecção nacional tem o seu primeiro confronto com a Alemanha. A esperança e o optimismo dos portugueses na "sua" selecção há já algum tempo que se esfumou.
Desde o Euro2004 que os portugueses acreditam cada vez menos na selecção nacional, notando-se um distanciamento claro em relação às expectativas e performances da equipa. De facto, a realização interna da competição, o investimento realizado (ainda com impacto significativo actual nas contas públicas e municipais), a expectativa gerada e os objectivos traçados em termos competitivos (gorados na chamada "hora da verdade" - final, realidade agravada por ter sido contra uma das equipas que menos futebol jogou - a Grécia), deixaram algumas marcas e feridas ainda por sarar. Na consciência dos adeptos, a não conquista do Euro2004 quando todo o sonho estava praticamente conquistado, deixa hoje muitas dúvidas quanto à capacidade dos jogadores portugueses conseguirem alcançar algum feito de registo a nível de selecção nacional. Aliás, apesar de alguma esperança que foi notada e registada, isso ficou patente no resfriar das euforias em relação à prestação da selecção nacional no Euro2008 e Mundial2010. A chama foi esmorecendo... foram desaparecendo as bandeiras à janela.
E tudo teria sido mais simples se a imagem transposta para a realidade do país tivesse sido outra. Se o comportamento e o rigor, para além do profissionalismo, tivesse outra realidade.
É que, apesar de tudo, nada é seria tão simples como conquistarem 5 pontos e passarem à fase seguinte (dois empates - Alemanha e Holanda, e uma vitória frente à Dinamarca).
Tão simples, mesmo...

1 comentário:

Anónimo disse...

O texto é óptimo, bem escrito, bem estruturado com uma boa análise.
Contudo a realidade desmente-o.
Na verdade Portugal acabou por perder 1-0 com a Alemanha e o árbitro não interferiu minimamente no resultado final.
Portugal perdeu por 1 única razão :
Jogou com medo e não quis arriscar jogando ao ataque, jogando para ganhar. E quando se joga para empatar há sempre o risco de perdeu. Foi o que aconteceu. O Culpado tem um nome : P. Bento !