regresso

Regresso ao "Debaixo dos Arcos"
Este espaço pretende apenas apresentar publicamente uma visão sobre o futebol (com outras modalidades à mistura), de forma desapaixonada, independentemente da(s) cor(es) clubística(s). Sem qualquer pretensão oficiosa ou oficial. E que conta com a preciosa colaboração da Mi Gonçalves.

sábado, 16 de julho de 2011

Ligas Europeias

Realizaram-se hoje, 15 de Julho, os sorteios das pré-eliminatórias (3ª pré-eliminatória) da Liga dos Campeões (vencida pelo Barcelona) e da Liga Europa (conquistada pelo F.C. PORTO), das provas da UEFA.
Para estas provas e nesta fase estão "alinhados" três clubes portugueses, um na Liga dos Campeões e dois na Liga Europa respectivamente: Benfica, Vitória de Guimarães e Nacional (este último caso consiga ultrapassar o Hafnarfjördur, da Islândia - após o empate a uma bola na primeira-mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa).

Ditou o sorteio que o Benfica, vice-campeão nacional, vai defrontar (a 23 ou 24 de Julho) os turcos do Trabzonspor (igualmente vice-campeões do campeonato turco, terminando a época passada com os mesmo pontos que o campeão Fenerbahçe), na terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League (a 23 ou 24 de Julho - primeira mão).
Sem grande margem para erro, a equipa de Jorge Jesus terá de estar bem concentrada e preparada para o chamado "inferno turco" (como o fez o F.C. Porto na época passada) se quiser estar na melhor liga da europa.

Quanto à Liga Europa, a qual continuo a achar mais competitiva porque mais equilibrada (mesmo sem a elite), o sorteio dos potes e das bolas ditou que o Vitória de Guimarães se confronte, nesta terceira pré-eliminatória, com o vencedor do confronto entre o Midtjylland, da Dinamarca, e o The New Saints, do País de Gales. Sendo, à partida, uma eliminatória ao alcance da equipa minhota da "cidade berço da nação".
Quanto ao Nacional da Madeira, caso consiga ultrapassar, na segunda mão a realizar na Madeira, o Hafnarfjördur, da Islândia (1-1 na primeira mão, após ter estado à frente do marcador), a equipa insular defrontará o vencedor do confronto entre o Häcken, da Suécia, e  o Honka, da "amiga" Finlândia.
Seja qual for o desfecho, o Nacional da Madeira terá de estar bem preparado (estamos a falar de um período ainda de pré-época) para superar o confronto Sueco ou Finlandês.
A primeira-mão desta terceira pré-eliminatória terá lugar no dia 28 de Julho.

Em ambas as competições a terceira pré-eliminatória dá acesso ao "palyoff" que decidirá quais as equipas que farão parte da fase de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, da EUFA.

Sem comentários: