regresso

Regresso ao "Debaixo dos Arcos"
Este espaço pretende apenas apresentar publicamente uma visão sobre o futebol (com outras modalidades à mistura), de forma desapaixonada, independentemente da(s) cor(es) clubística(s). Sem qualquer pretensão oficiosa ou oficial. E que conta com a preciosa colaboração da Mi Gonçalves.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Antevisão... jornada 11

Passada a euforia do apuramento da selecção nacional para o Euro2012, depois das surpresas de mais uma jornada da Taça de Portugal, depois das duas vitórias na Liga dos Campeões, a Liga Profissional ZonSagres volta a "rolar" neste fim-de-semana.
Quatro derbies marcam a jornada 11 da liga principal do futebol profissional nacional.
Sendo certo que o Benfica vs Sporting é o que marca com maior relevância esta décima-primeira jornada, que já "mexe" com questões paralelas ao jogo em si (o dito "enjaulamento" da claque leonina), a verdade é que um Porto vs Braga é igualmente um jogo grande desta jornada.
Um derbie, independentemente das classificações e da prestação competitiva de cada equipa, à data, é sempre um jogo de incertezas, de resultados imprevisíveis. Embora no caso da Luz, o Benfica posiciona-se como mais favorito por quatro razões: acima do Sporting na classificação, factor casa; melhor futebol praticado e melhor plantel/equipa.
No caso do Dragão, os factos agravam a incerteza. Quer o F.C. Porto, quer o Braga, não são equipas tão competitivas como na época passada. E a cada vitória que suaviza o crise portista o Porto tem-se mostrado uma equipa sem identidade, sem consistência, sem garra e sem futebol, muito distante da época de Villas-Boas. E nem mesmo o factor casa poderá ser uma mais-valia.
Mas há ainda outros dois encontros que merecem destaque pela rivalidade regional: Académica vs Beira Mar e Nacional vs Marítimo.
A Académica apresenta-se, neste retomar do campeonato, consideravelmente motivada face ao resultado consigo frente aos campeões nacionais e que ditaram a eliminação dos dragões da Taça de Portugal. Por seu lado, o Beira Mar atravessa um período complicado, quer ao nível organizativo, quer em termos desportivos, apesar da vitória (magra e tangencial) frente ao Feirense, na última jornada.
O Nacional vs Marítimo já mexe com a "guerrilha" institucional relacionada com os preços (incompreensíveis e moralmente inaceitáveis) do encontro. Apesar disso, e dado que o factor casa insular não me parece muito determinante, o Marítimo tem sido uma das melhores surpresas do campeonato (apesar da intermitência do arranque da época): 4º lugar, a três pontos do Porto e Benfica e a dois do Sporting, 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota (21 pontos - 16 golos marcados, 11 golos sofridos).
Os outros encontros colocam frente-a-frente equipas muito próximas na classificação geral, excepção para a deslocação do Olhanense (6º classificado) ao estádio do P.Ferreira (penúltimo classificado).



Sem comentários: