regresso

Regresso ao "Debaixo dos Arcos"
Este espaço pretende apenas apresentar publicamente uma visão sobre o futebol (com outras modalidades à mistura), de forma desapaixonada, independentemente da(s) cor(es) clubística(s). Sem qualquer pretensão oficiosa ou oficial. E que conta com a preciosa colaboração da Mi Gonçalves.

domingo, 13 de novembro de 2011

Beira Mar em fase de reflexão.

Já não bastavam as circunstâncias descritas em "Beira Mar... Quo Vadis?" e em "O caldo entornado", desportivamente o clube aveirense não consegue ultrapassar alguma imagem de mediocridade e de insucesso.

Na Liga ZonSagres os aveirenses ocupam o 11º lugar (a três pontos da "linha de água") com 10 pontos conquistados (2 vitórias; 4 empates; 4 derrotas). Apenas venceram uma vez em casa (na última jornada frente ao Feirense, por 2-1), tendo sido surpreendidos por equipas como a União de Leiria e o rio Ave (13º e 14º classificados). O Beira Mar tem apenas 6 golos marcados (0,6 / média) o que lhe dá o penúltimo (15º) lugar na "grelha" dos ataques e 6 golos sofridos (terceira melhor defesa).

 Na Taça da Liga, após o empate no primeiro jogo em casa do Moreirense (da Liga Orangina), o Beira Mar foi eliminado, em casa, pela equipa de Moreira de Cónegos, por 1-2, apesar dos aveirenses terem inaugurado o marcador.
No final do encontro, o treinador Rui Bento afirmava que "não sou homem de desistir, agora como responsável temos de reflectir".

Mas esta reflexão, necessária e urgente, não deveria ser apenas cingida ao treinador da equipa profissional de futebol.
Dirigentes, a nova SAD, actividades amadoras, parece estar na altura e momento de uma reflexão muito profunda sobre o futuro da equipa de Aveiro... a todos os níveis: a sua estrutura (o investidor e principal accionista da SAD apresentou-se como alguém que queria colocar o clube nos lugares cimeiros do futebol nacional; falta fazer muito), a sua ligação e empatia com a região, o seu papel formador e ecléctico, a sua relação com os clubes vizinhos, a sua sobrevivência face às dificuldades conjunturais que se deverão prolongar durante alguns anos.
Adiar um problema só faz com que se aumente a sua dimensão.

Sem comentários: